terça-feira, fevereiro 28, 2006

Galardoemos as tigresas: fora de lei e atinada

A trabalhar em part-time consigo arranjar tempo para os meus pequenos luxos como comprar o jornal do dia e despender de uma hora para ler os artigos de opinião e as notícias que mais me interessam. Entre os muitos artigos em que “queimei bem as pestanas” destaco o “Sete pecados e meio da nossa produtividade” de Arménio Rego. O professor universitário alerta-nos para alguns dos nossos erros capitais como a “focalização insuficiente nos resultados”, o fraco planeamento, o pouco aproveitamento por parte das organizações dos colaboradores, a confusão entre discordância e ataque pessoal, a não identificação dos elementos da empresa com as organizações e o “chico-espertismo”, isto é, “o mérito e o rigor são fracamente premiados”. Tudo isto despertou em mim um grande interesse pelo facto de me identificar com alguns pecados e ter no artigo os ingredientes necessários para os colmatar como por exemplo “a definição de objectivos, identificando os modos de alcançá-los e removendo os procedimentos menos produtivos”, ou seja, deixar de “procrastinar”... Mas nem todos se identificam com a loira, por isso vos deixo aqui uma das “formas de remissão” sugeridas pelo autor a aconselhar à V/ entidade patronal:
- “Premiemos o mérito”, isto é, galardoar a tigresa fora de lei pelo seu valor produtivo na empresa e a atinada pelo seu interessante e excelente trabalho semana após semana;

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom ter tempo de ler o jornal diariamente. Só vejo as gordas e é de fugida. Artigos de opinião só ao fim de semana.
Obrigada na parte que me toca. Também penso o mesmo.
Mas todas sabemos que a entidade patronal só premeia quem lhe dá as informações diárias do que se passa na empresa, quem demonstra estar sempre disponível, quem não o contraria, enfim os chamados "lambe-botas".
Assin: Fora da Lei

tigresa foradalei disse...

Assino por baixo. Muito obrigada, Tigresa loira, pelos elogios. Também gostaria de voltar a ter tempo de ler as minhas duas publicaçoes preferidas semanais: Expresso e Visão. Mas, para além de não ter tempo (nem paciência) para as ler de fio a pavio, o seu preço também tem subido bastante. É a crise.
Cuidado que hoje a fora da lei estava possessa com alguém. lols.
Uma sugestão: e se déssemos esse livro ao boss, como prenda por ser tão assertivo, tão estratega e tão ponderado nas suas actuações.