quarta-feira, novembro 22, 2006

GERAÇÃO VERDE

Geração Recibos Verdes?
Não Obrigado!
Mais e Melhor Emprego Jovem
Não há!

A situação profissional da minha geração é degradante. O emprego é escasso. As remunerações são precárias e o contrato de prestação de serviços é um “boom” na sociedade actual. A trabalhar há mais de cinco anos afecta a um contrato de prestação de serviços não vejo um futuro vindouro. Férias e décimo terceiro mês não entram no meu orçamento. O que é isso? Não sei, desconheço. Provavelmente dariam jeito para fazer alguns investimentos ou mesmo para um dia-a-dia mais desafogado. O ordenado todos os dias 30 dos doze meses do ano também não está incluído nas minhas economias. Para quê? “A família vive bem, não deve precisar!” Eis outra questão a desenvolver. Há dias perguntaram-me se conhecia alguém para uma determinada área profissional que não posso referir. Questionei qual o perfil que pretendiam e responderam-me: jovem trabalhador sem ser filho de pais ricos. “Porque?” indaguei eu. Não obtive resposta. Questionei-me várias vezes e não cheguei a qualquer conclusão plausível para esta pergunta, uma vez que considero que todos os jovens independentemente do nível socio-económico devem ter uma oportunidade de mostrar as suas capacidades. As únicas ilações que consegui obter após várias meditações foram as seguintes: “com este género de conduta humana estamos a largos anos de obter uma economia próspera” e “na minha aldeia que tem um olho é rei”.
Na politica devemos defender os nossos interesses e a Juventude Social Democrata apresentou três interessantes propostas para a “geração recibos verdes que abdicou de todos os seus direitos sociais” para obter “a única alternativa viável ao desemprego: o contrato de prestação de serviços”.

Propostas:


1. Realização de um estudo que quantifique o número de jovens entre os 18 e os 30 anos que se encontram afectos a um contrato de prestação de serviços bem como a sua duração, tanto no sector público como no sector privado;
2. Criação de um regime específico de protecção social para quem esteja num contrato de prestação de serviços com duração igual a superior a um ano, onde se preveja:
- Fixação de indemnização correspondente à remuneração mensal no momento da cessação de contrato após um ano de trabalho, sendo que o valor da indemnização deverá aumentar gradualmente de acordo com a duração do trabalho prestado;
- Possibilitar o acesso ao subsídio de desemprego aos que se encontrem em situação de contrato de prestação de serviços.
3.Criação de um regime de benefícios fiscais em sede de IRS para os jovens com contrato de prestação de serviços a termo certo que subscrevam um PPR.

Com a apresentação destas 3 propostas não estou a definir a minha cor politica.
Par mim tanto dá ser rosa, laranja, vermelha, é me indiferente. Apenas me preocupo com o pensamento retrógrado de alguns empresários e políticos do país.

2 comentários:

Anónimo disse...

Merecias uma situação mais estável. Lutadora e cheia de vontade são as qualidades que mais aprecio em ti. Já demosntraste a todos que coragem não te falta! O facto de teres pais ricos não te acomoda e isso só te valoriza, mas tem ajudado muito.
Estou solidária com a geração Recibos Verdes.
Assin: Fora da Lei

Anónimo disse...

Parabéns pela frontalidade
vcs são deveras interessantes, são umas autênticas panteras.

Esta cor estava a fazer falta na página dos blogs alentejanos do tudoben!..de agora em diante o vosso blog vai dar que falar. Força.."Em frente que atrás vem gente"