quarta-feira, novembro 01, 2006

Pedir os Santos

Hoje, dia 1 de Novembro, é Dia de Todos os Santos.

É, por isso, dia de “Pedir os Santos”. Falaram-me desta tradição há já algum tempo. Era eu criança, e ainda me lembro de o fazer também.
Decidi, por isso, descer um pouco na geografia nacional e visitar Castelo de Vide onde a tradição se mantém.
Confesso que fiquei encantada; imensos grupinhos de crianças com bolsas de renda ou de retalhos, de casa em casa, a Pedir os Santos. Envergonhados, lá batiam à porta esperando ansiosamente pelo dono da casa e, entre risos e cotoveladas, cantavam na expectativa de receber uma boa recompensa.
E cantavam assim:

Senhor(a)
Dai-nos santinhos
Por alma dos seus defuntos
Lá estão na Santa Cruz
Para sempre
Ámen, Jesus

As recompensas eram boas. Castanhas, passas, rebuçados, dinheiro… a verdade é que as bolsas estavam cheias e os miúdos felizes.

Fiquei feliz de ver que nesta vila do alto Alentejo ainda se mantém viva uma tradição popular esquecida ou desconhecida por muitos. E, principalmente, porque não vi nenhuma criança com aqueles fatos horrorosos de bruxa a gritar “halloween” numa importação barata do que se faz na América e que os nossos sacrificados professores decidiram implementar nas nossas escolas.

2 comentários:

tigresa foradalei disse...

Olá miúdas! Pois eu, no dia 31, só vi pequenas bruxinhas a pedir os doces. Importações americanas que não fazem parte do meu imaginário, apenas dos filmes. A única tradição (embora este ano não tenha cumprido) que mantenho de 1 de Novembro é a habitual ida à feira de Todos os Santos e a romagem ao cemitério, lembrar os entes queridos que já se foram. Fez-me bem "revê-los", e "conversar" com eles, ontem.
Fiquem bem. Vemo-nos no sábado. Bjs.

Anónimo disse...

tigresas VOLTEI!!!!
as meninas tao boas? bem tou a ver que tenho muito que comentar!!! entao queridas sentiram a minha falta? sabem voces nao sao as unicas que viajam eu tambem tenho direito! bem tigresa fora de lei acho que o texto ta xpto e por um lado acho mt giro as criancas manterem a tradicao mas por outro nao concordo com o facto do halloween ser horrivel porque eu acho giro!!!! os putos a baterem de porta em porta tem a sua piada!!! bjao