terça-feira, dezembro 12, 2006

O Trauma

Gostava que pensassem um pouco sobre o pequeno texto que vos deixo. É retirado de uma entrevista a Ilan Kutz na revista Visão. Este psiquiatra israelita é um dos maiores especialistas mundiais na área do trauma. Ele afirma que os maus pais são mais perigosos do que os terroristas e que o trauma maior é infligido nos nossos lares.
“Se todas as mães pudessem ser ajudadas a criar as nossas crianças em ambientes mais seguros, transmitindo-lhes valores sólidos, teríamos menos adultos agressivos, no futuro. Não há trauma maior do que o infligido nos nossos lares. Há vários estudos feitos com animais e humanos em que se verifica que quando as crias ou os bebés são sujeitos a períodos de insegurança, como um abuso, mas também à fome ou à pobreza, tornam-se adultos hiper-reactivos, medrosos e agressivos: o tipo de adulto que adopta posições fundamentalistas”

1 comentário:

Anónimo disse...

Ouvi um outro psicanalista falar na Antena 1 de traumas de infância que se vão repercutir na idade aldulta. A teoria não é descabida. Falo por experiência própria. Não passei fome mas tive outras situações que ainda hoje me levam a ter reacções que não não se identificam com a minha pessoa.